Sobre Nós

Chopper Solution

      O empreendimento nasceu de um sonho dos sócios, acalentado ao longo de muitos anos, e que começou a tomar forma na Praia do Futuro, em Fortaleza, na manhã de 18 de novembro de 2012.

       Já na Reserva do Exército, conversavam sobre a realidade de suas vidas após mais de trinta anos de caserna. Dois sócios trabalhavam como pilotos de helicóptero na Aviação Civil e o outro prestava consultoria.

     O assunto girava em torno de logística de aviação e das enormes dificuldades existentes, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. De repente, alguém desabafou:

             - há momentos em que dá vontade de montar uma oficina para fazer manutenção de helicópteros aqui em Fortaleza. Retrucou-se em seguida:

             -  estás brincando ou estás falando sério?

 

       A partir daquele momento, ninguém conseguiu parar de pensar sobre o assunto e, em 19 de fevereiro de 2013, foi realizada a reunião histórica e formal de início das atividades, na casa do Garcez.

Nosso projeto

 

1ª Fase - Definição detalhada – Jan 2013 a Jun 2014

     Aqui analisamos detalhadamente a concepção da ideia, realizamos um estudo de viabilidade de mercado, definimos as parcerias, a localização do empreendimento, o projeto de engenharia das instalações, o ferramental de uso geral e o ferramental especial, o planejamento estratégico, a definição dos recursos humanos a serem contratados a priori e iniciamos a confecção da documentação técnica a ser submetida à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para fins de homologação da empresa segundo o RBAC (Regulamento Básico de Aviação Civil) 145; avaliamos todas as opções para o levantamento dos recursos financeiros necessários e concluímos o plano de negócios.

2ª Fase - Obtenção do capital – Jun 2014 a Ago 2014

     Optamos pelo Banco do Nordeste do Brasil e seguimos toda a orientação estabelecida pela instituição, apresentando um número razoável de documentos e informações de toda ordem, culminando com a entrega do projeto da Chopper Solution para análise dos técnicos do banco. Esse projeto contempla projeção de faturamento, detalhamento dos produtos e serviços a serem explorados, estratégias de atuação no mercado, legislação específica sobre as atividades a serem desenvolvidas pela empresa, dentre outros temas relevantes. No final desta fase também foram contratados os recursos humanos mínimos necessários para apresentação da documentação do projeto à ANAC.

3ª Fase - Construção, obtenção dos meios e implementação total – Set 2014 a Jul 2015

   Nessa fase, a ênfase foi na construção do hangar e das demais instalações, além da aquisição de todo o ferramental e da documentação técnica necessárias para a operação da empresa. A última etapa dessa fase foi o processo de certificação junto à ANAC. Em abril de 2015 as instalações foram oficialmente entregues pela construtora e no dia 31 de julho do mesmo ano recebemos a homologação da autoridade aeronáutica brasileira para iniciarmos o nosso funcionamento como organização de manutenção regida pelo RBAC 145.

4ª Fase - Certificação para Táxi Aéreo

     É a fase que vivemos atualmente. Arrendamos uma aeronave de médio porte (SK 76 A++) e fomos certificados pela ANAC para operar como empresa aérea nas operações por demanda (Táxi Aéreo) regidas segundo o previsto no RBAC 135. Abrimos uma filial no município de Rio das Ostras - RJ e iniciamos a nossa operação nos voos offshore de apoio às atividades de prospecção de petróleo nas bacias petrolíferas de Campos e de Santos. Desde 01 de setembro de 2020, passamos os nossos ativos de manutenção de aeronaves existentes na base do Eusébio - CE para a empresa HBR Aviação S. A. e nos dedicamos integralmente à atividade de táxi aéreo. Hoje, atuamos a partir das bases do Eusébio (SDKN) e de Rio das Ostras (SNAO).