top of page
Buscar
  • Foto do escritorgarcez33

Reabastecimento de Helicóptero em Voo.


A Força Aérea Brasileira - FAB, realizou, em dezembro de 2018, a Operação MANGA, com o objetivo de homologar as aeronaves H-36 Caracal na realização de operações de REVO - Reabastecimento em Voo. Além dos helicópteros, foi empregada, também, uma aeronave KC-130 Hercules, com a missão de realizar o reabastecimento em voo.


Antes dos voos, foram realizados testes no solo, com as aeronaves reproduzindo o posicionamento previsto para o voo, quando foram verificadas as distâncias mínimas e máximas admissíveis, bem como, as medidas de segurança envolvendo o pessoal e o material.


REVO entre helicópteros e aeronaves de asa fixa são críticos sob qualquer aspecto, já que o “cliente” precisa manter uma alta velocidade constante com muita estabilidade em pitch e roll, enquanto o avião de reabastecimento está voando nos mínimos de velocidade e sustentação ampliada.


A técnica consiste em realizar um mergulho suave e constante, com ângulo pequeno, de modo a maximizar a velocidade dos vetores.


Este tipo de operação é fundamental para permitir que os helicópteros envolvidos em missões de Combate SAR (C-SAR) aumentem as suas autonomias quando sobrevoando território inimigo.


O Brasil é o primeiro país da América do Sul a realizar o reabastecimento em voo de helicópteros.



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page