Buscar
  • garcez33

Jet A1 Delivery


O trato com o combustível de aviação exige muitos cuidados e treinamento do pessoal envolvido. Qualquer contaminação pode causar danos aos motores, com grande potencial para um acidente aeronáutico.


O calor e a umidade criam as condições ideais para o surgimento de fungos nos reservatórios. Pequenas quantidades de água misturadas ao combustível podem causar o apagamento dos motores de aeronaves em voo.


Existem normas técnicas que, uma vez observadas, garantem o uso dos combustíveis com segurança. As empresas que operam os sistemas de abastecimento dos aeródromos sofrem constantes fiscalizações da agências reguladoras (ANAC e ANP) e, normalmente, seguem tais normas à risca.


Os helicópteros, em função das suas peculiaridades, frequentemente, operam em locais distantes de qualquer infraestrutura aeronáutica, obrigando os operadores a armazenarem o combustível necessário. Aí, surgem os problemas: dificuldade de transporte, de locais adequados para a estocagem, falta de profissionais qualificados para o manuseio, etc. Não raras vezes, isso tem resultado em ações totalmente contraindicadas e perigosas no abastecimento de aeronaves.


Transportar combustível no interior de aeronaves, mesmo em pequenas quantidades em galões, os populares "carotes", além de extremamente perigoso, é proibido por lei.



A Chopper Solution dispõe de uma infraestrutura que lhe permite abastecer com segurança aeronaves na sua sede, na cidade do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, bem como, em lugares afastados e sem infraestrutura de apoio aeronáutico em todo o estado do Ceará (Jet A1 Delevery).


Para tanto, utiliza um caminhão tanque transportador que, no local da operação, recebe um "kit de abastecimento", transformando-se em caminhão abastecedor. Tal "kit", é composto por uma bomba que funciona tanto com gasolina comum, quanto com querosene de aviação; por um filtro com capacidade de filtragem de 01 PPM (uma parte por milhão); e por mangueiras e conexões. Tem profissionais treinados e habilitados no seu manuseio.





Para armazenar combustível nos locais de operação, a empresa utiliza reservatórios de borracha conhecidos como "plots", capazes de armazenar combustível a vácuo, impedindo o surgimento dos indesejáveis fungos. Esse tipo de reservatório é utilizado pela Aviação do Exército Brasileiro na montagem dos seus pontos de abastecimento avançados. São extremamente seguros, eficazes e de fácil manuseio.


O Jet A1 Delevery foi a maneira encontrada pela Chopper Solution de apresentar solução para o problema enfrentado pelos operadores em operações continuadas, como o apoio a campanhas eleitorais e a inspeções de linhas de transmissão de eletricidade. O operador compra o combustível no seu distribuidor e a Chopper Solution transporta até o local da operação e realiza o abastecimento das aeronaves.

54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo