Buscar
  • garcez33

Helicóptero monomotor pode operar sobre água?

Tenho observado diversas dúvidas sobre a operação de helicópteros sobre água. Qual a diferença entre operação Offshore e sobre grandes extensões de água? Helicópteros monomotores podem operar sobre água? Quais itens de segurança devem atender? Os documentos básicos com respostas para tais questões são a Portaria nº 18/GM5, de 14 de fevereiro de 1974 e o RBAC 135.


Operações sobre grandes extensões de água são aquelas realizadas a uma distância horizontal maior do que 50MN (93 Km) da costa ou de um heliponto flutuante. Operações Offshore são aquelas realizadas partindo, ou tendo como destino, um heliponto flutuante (navio ou plataforma de petróleo). A Port 18/GM5 e o RBAC 135 descrevem os itens de segurança obrigatórios para cada tipo de operação.


Helicópteros monomotores podem, sim, realizar voos sobre água, desde que não estejam transportando passageiros (RBAC 135), disponham dos itens de segurança obrigatórios (flutuadores e coletes salva-vidas individuais para cada ocupante da aeronave), sejam realizados a uma distância menor do que 20 MN (37 Km) da costa e não tenham uma duração superior a uma hora de voo.


O site Piloto Policial publicou, em 02 de março de 2011, interessante artigo sobre esse tema. CLIQUE AQUI para acessar o conteúdo completo.






82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo